(((XAT)))

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como formatar o Windows

Como formatar o Windows

Desvendando o bicho de sete cabeças da formatação.
  • Por Guilherme dos Santos
Ao utilizar o computador durante alguns meses sem tomar as devidas precauções em relação à manutenção do sistema operacional, além dos cuidados necessários com vírus e programas semelhantes, podem acontecer erros muitas vezes irreversíveis ao Windows.
Em muitos casos, a única saída é formatar o computador. No entanto, muitos usuários acham que realizar essa tarefa é um verdadeiro bicho de sete cabeças, envolvendo um processo complexo e difícil de ser efetuado.
Este tutorial vai ensiná-lo a formatar o seu computador com segurança, dispensando serviços de terceiros, poupando um bom dinheiro com isso. No entanto, pode-se lançar mão de outro recurso antes de partir para a formatação.
Restauração do sistema
Se recentemente seu computador passou a apresentar falhas, em especial ao inserir ou remover algum programa, os problemas podem ser corrigidos através de uma restauração do seu sistema operacional, o que não apagará seus dados nem nada de importância para você.
Como fazer
1.    Primeiro, clique no botão “Iniciar” e siga o caminho: Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema;
2.    Na nova janela, marque a opção “Restaurar o computador mais cedo”. Clique para avançar;
3.    Escolha a data e o ponto de restauração (é recomendado selecionar uma data em que seu computador estivesse funcionando sem problemas);
4.    Feche todos os aplicativos abertos e avance até que a restauração comece (seu computador será desligado e reiniciado automaticamente, o que pode levar alguns minutos extras).
Escolha uma data segura para restaurar.
Não resolveu o problema?
Se mesmo com a indicação acima os problemas continuarem a apresentar falhas, parece mesmo que a saída é formatar o computador. Antes de entrarmos no guia é interessante explicar um pouco mais sobre o que consiste o processo de formatação.
Conceito
Ao formatar o computador, você estará na realidade apagando todos os arquivos contidos no seu disco rígido, deixando-o “zerado”. Por esse motivo, vamos ensiná-lo a guardar seus arquivos importantes antes de limpar o HD.
Assim que o disco rígido estiver sem nenhum arquivo, será realizada uma nova instalação do Windows. Depois que ela for realizada com êxito, os drivers (aplicativos que fazem as principais funções do PC funcionarem) deverão ser instalados.
COMEÇANDO
Antes de mais nada, é necessário realizar os procedimentos para salvar arquivos, instaladores e demais executáveis de sua preferência, como músicas, aplicativos, vídeos, entre outros. O processo mais fácil, nesse caso, é gravá-los em CDs ou DVDs, sem realizar modificações no seu HD.
No entanto, para evitar que esse processo se repita sempre que você quiser formatar o computador, é interessante dividir o seu disco rígido em duas ou mais partes. Assim você pode manter seus arquivos de mídia e documentos na partição secundária, deixando apenas o Windows e seus programas instalados na principal.
Para aprender a particionar o disco rígido, acesse nosso tutorial referente ao tema. Há um guia completo de aplicativos simples que realizam a tarefa, além de um tutorial para dividir o HD no Windows Vista.
Programas essenciais
Vale lembrar que alguns instaladores devem ser guardados, como antivírus e programas do gênero de sua preferência. Além de tudo, é fundamental ter o instalador do Service Pack 2 no seu backup, o que deixará o Windows compatível com diversos softwares atualizados, evitando problemas.
Não se esqueça dos drivers!
Sem entrar em termos técnicos, drivers são pequenos aplicativos que fazem a ligação entre as partes física e virtual do seu computador. Ao instalar um driver de som, por exemplo, sua placa de som reconhece os dados executados no Windows, fazendo com que as caixinhas emitam o áudio corretamente.
Em alguns casos, ao comprar um computador, você poderá receber um CD com os drivers referentes à sua placa-mãe. Caso isso não aconteça, é necessário fazer uma cópia deles, o que fica mais fácil com alguns aplicativos interessantes.
DriverMax
Este pequeno aplicativo é muito importante na hora de realizar cópias dos seus drivers. Ao clicar no link de download do programa, leia sua descrição e instale-o, aguardando a listagem dos drivers, o que pode demorar alguns minutos.
Faça um rápido backup dos seus drivers.
Assim que ele terminar, você estará apto a utilizá-lo. Clique na opção indicada na figura para começar o backup. Depois, selecione todos os drivers e, logo em seguida, comece o processo. Na próxima janela, estipule a pasta em que os drivers serão salvos (lembre-se de salvar a pasta com os drivers em um DVD ou na partição criada no seu disco rígido, além, é claro, do instalador do DriverMax).
Comece a Formatar
Antes de mais nada, é necessário mexer em algumas configurações da sua placa-mãe para carregar o CD do Windows. Na maioria dos casos, basta teclar Delete ou F2 na primeira tela exibida para acessar as opções. Como existem vários modelos e marcas diferentes de hardware, siga os passos de forma semelhante aos exibidos no trecho abaixo:
1.    Acesse a opção “Advanced BIOS Features”;
2.    Na opção “First Boot Device”, deixe a opção indicada como CD-ROM;
3.    Salve as mudanças antes de sair, através de algum atalho ou como na opção indicada.
As opções são semelhantes em muitas placas.
Com as mudanças realizadas, ligue o computador e insira o CD do seu Windows XP nele. Antes de o sistema operacional começar, você verá a opção “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD”. Clique em qualquer botão do teclado para que o disco de instalação seja carregado.
Aguarde alguns momentos até que a tela azul apareça, contendo os próximos passos da instalação.

No XP

Siga as instruções abaixo para formatar o seu Windows XP:
1.    Em “Bem vindo ao programa de instalação” (Welcome to Setup), tecle Enter para proseguir;
2.    Na tela sobre o contrato de licença do Windows, tecle F8 para concordar com os termos descritos;
3.    Duas opções aparecerão na tela. Tecle “Esc” para reinstalar o Windows XP;
4.    Este é o menu com as partições. Caso você tenha criado uma nova partição para backup, lembre-se de não mexer nela neste momento;
5.    Selecione a partição que contém o seu Windows e a exclua, com a tecla D. Confirme a exclusão com os comandos requeridos nas etapas que seguem;
6.    Clique em “Espaço não particionado” e tecle Enter, para instalar o Windows neste local;
7.    Escolha a opção “Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS”, o que pode levar um bom tempo, dependendo da capacidade do seu disco rígido;
8.    Aguarde a cópia dos arquivos e a reinstalação automática do sistema.

No Seven

1.    Salve as configurações e reinicie a máquina com o DVD ou pendrive inserido. Preste atenção à tela, pois você verá a mensagem para pressionar qualquer tecla e inicializar o sistema a partir do dispositivo indicado”.
2.     A instalação carrega os arquivos necessários. Defina idioma, modelos de data e moeda, e layout do teclado.
3.     Clique em “Instalar”. É possível atualizar uma versão já instalada do Windows, mantendo arquivos, configurações e programas, ou então começar do zero.
4.       Você deve escolher o drive onde vai instalar o sistema. Atente para a possibilidade de formatar a unidade escolhida e gerenciar partições.
5.        A instalação copia os arquivos necessários e reinicializa o sistema algumas vezes. Deixe que o computador inicie normalmente, sem clicar para iniciar a partir do DVD ou pendrive e siga as instruções na tela.
6.        Você deve definir nomes de usuário e de computador e senha. Não é obrigatório digitar a chave do Windows, mas você pode fazer isso para agilizar a validação se desejar.
7.        Caso o seu computador esteja conectado à internet, é possível buscar por atualizações. Complemente esta parte da instalação com ajuste de data e hora.
INSTALAÇÃO DO WINDOWS
Deixe que seu computador inicie normalmente (não clique para iniciar o sistema do CD como anteriormente) e siga os passos indicados nas primeiras janelas. Agora seu Windows estará acessível pelo mouse e pelo teclado, o que torna as coisas mais intuitivas.
A partir deste ponto, o próprio Windows lhe indicará os passos a serem seguidos, de um modo muito explicativo. Basta seguir todas as etapas corretamente e o programa terminará sua instalação em alguns minutos.  Aguarde o término do processo e a última reinicialização, terminando de configurar o sistema operacional.
PRIMEIROS PASSOS COM O SISTEMA NOVO
Ao iniciar o Windows pela primeira vez, você deve instalar, primeiramente, os drivers do seu computador. Para isso, vá até a partição de backup ou insira o DVD com os arquivos importantes salvos, executando o instalador do DriverMax.
Agora, clique na opção “Importar Drivers”, selecionando a pasta salva com os aplicativos. Aguarde a instalação dos drivers e reinicie o seu computador para evitar eventuais problemas. Assim que ele iniciar novamente, instale o Service Pack 2, reiniciando-o novamente em seguida.
Dessa forma, seu computador estará novo em folha, com seu registro intacto e operando de maneira funcional, sem os problemas encontrados anteriormente. Tudo que resta a você é instalar os programas e aplicativos de sua preferência.
Considerações finais
Vale ressaltar que formatar um computador requer prática e é um processo um tanto quanto complicado para usuários iniciantes. Caso você esteja enfrentando dificuldades em realizar a tarefa, é interessante pedir ajuda para alguém que entenda melhor do assunto, ou, em último caso, de um técnico especializado.
Resumindo um pouco as coisas, é fundamental lembrar-se de salvar os arquivos importantes do  computador antes de começar a formatação, pois, depois que ela começar, os dados do seu HD principal serão perdidos. Com calma e atenção, o bicho de sete cabeças da formatação será eliminado e você poderá economizar um bom dinheiro com isso.

Como formatar o HD de forma definitiva e não deixar rastros

Nem todos sabem que, mesmo ao formatar HDs SATA, ou IDE, arquivos ainda podem ser recuperados. Isto também acontece com pen drives. Para limpar discos com Windows, Linux e outros sistemas, é necessário utilizar programas especiais e ter muita paciência

A maioria dos usuários de computador já formatou ou já pediu a alguém, com conhecimentos mais avançados, para formatar o disco rígido. Isso é bem comum, já que esse procedimento é padrão quando trata-se de instalar um novo sistema operacional - ou até mesmo reinstalá-lo, ao ocorrer algum problema mais grave.
Na teoria, quando o disco rígido é formatado, todos seus dados são apagados; no entanto, isso não acontece de fato. Os arquivos são eliminados parcialmente, mas ainda ficam no disco rígido, invisíveis, até outro item ser copiado naquele mesmo setor do HD, no qual eles estão situados. Com o auxílio de programas para esse fim, é possível recuperar os arquivos que não foram apagados por completo.
Se o usuário não tiver cuidado, os dados caem em mãos erradas, principalmente quando o computador é levado para assistência técnica ou vendido para outra pessoa. É comum ocorrer casos em que fotos pessoais ou íntimas "caiam na net", ou outras informações sigilosas sejam usadas como não deveriam.
Existem maneiras para acabar com problemas do tipo. O usuário conta com a ajuda de aplicativos que varrem todo o disco rígido e deletam todos os arquivos, sem deixar registros que possam ser recuperados posteriormente.

Formatação definitiva 

Não existe maneira, com a formatação comum, que apague todos os dados definitivamente do HD.  É necessário usar softwares que realizam a formatação completa, como o  Secure Erase. Esse é um aplicativo que funciona em prompt de comando (DOS), no qual o usuário confirma alguns dados para realizar a formatação do disco rígido.
Apesar de estar em inglês, o programa é fácil de usar. A ferramenta está no formato de imagem ISO e deve ser gravada no ImgBurn em uma mídia - como CD, por exemplo. Depois, basta reiniciar o computador com o CD no drive para que ele inicie o processo de formatação total. O DBAN é semelhante ao Secure Erase, tanto que funciona da mesma forma. A principal diferença é que ele é indicado especialmente para discos rígidos da marca Samsung.
O  DiskWipe Roadkil é um programa indicado para pen drives, cartões de memória e HDs externos. É ideal quando o usuário precisa emprestar um desses dispositivos e não quer que seus dados, mesmos apagados, sejam descobertos por bisbilhoteiros.  Como essas ferramentas realizam a formatação que elimina todos os vestígios, o processo é mais demorado que o comum. É importante que o usuário tenha muita paciência, já que a formatação, especialmente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semanas Downloads


SEMANAS DOWNLOADS!!!


DOMINGO - Hacker Variados

SEGUNDA - Jogos Variados

TERÇA - Animes

QUARTA - SERIADOS Variados

QUINTA - PROGRAMAS

SEXTA - FILMES Variados

SABADO - Tudo e mais um Pouco!

(((XAT)))

http://xat.com/RadioCaixaDaguaDigital